sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Estudo Cadernos ESCOLA ATIVA

Educador(a), é bom tê-lo(a) conosco no Programa Escola Ativa! Estamos numa nova fase de atuação com as escolas do campo, organizadas em classes multisseriadas. Vivemos o momento de pensar essa escola vinculada à construção de um projeto de educação do campo para o Brasil, assumindo-a como um espaço de vida e de fortalecimento das identidades sociais.
A escola do campo, incluída cada vez mais na agenda das políticas públicas, tem como desafio oferecer educação de qualidade social para todos os povos que vivem nesse e desse espaço. Se a escola do campo mudou é porque o próprio campo está em movimento e é do campo que resultam as reivindicações históricas mais acentuadas pela garantia do direito à vida com dignidade e valorização humana.
O Programa Escola Ativa procura acompanhar o avanço desse direito junto às classes multisseriadas. Isso significa tratar a educação escolar como instrumento pedagógico para construir um projeto de desenvolvimento que garanta a igualdade de direitos, a justiça social e a solidariedade entre os sujeitos do campo.
Por outro lado, este Caderno Pedagógico oferece uma metodologia de formação baseada na inter-relação entre ensino, estudo e pesquisa pedagógica, no âmbito da realidade da escola com classes multisseriadas e da própria realidade da educação do campo; lança mão de outros acervos bibliográficos, de recursos metodológicos e de tecnologias existentes; procura contribuir com o processo de formação docente investigativo, didático e propositor da construção de um projeto de educação para o campo.
Na concepção de ensino e aprendizagem do Programa Escola Ativa isso significa o fortalecimento do processo educativo baseado na apropriação, na reelaboração e na assimilação de saberes e de conhecimentos, além de suas respectivas implicações práticas para a vida do povo camponês, assim como para sua leitura de mundo. Para realizar essa metodologia de formação propomos que o estudo aconteça com base no seguinte percurso formativo:
A Atividade Básica
B Atividade Prática e
C Atividade de Aplicação e Compromisso Social
.
A Atividade Básica inicia o processo pedagógico do Programa Escola Ativa por meio de problematizações. Problematizar significa trazer um tema ou uma questão para o debate e para o estudo, tornando-o objeto de conhecimento e aprendizagem. Aqui se busca conhecer a experiência, os conceitos já formulados anteriormente e sua relação com a realidade. Por meio dos Cadernos de Ensino-Aprendizagem estimula-se a descoberta da vida cotidiana dos sujeitos e as múltiplas relações de aprendizagens que são estabelecidas na escola e na comunidade.
A Atividade Básica objetiva levantar os conhecimentos acerca das experiências
acumuladas. Essa seção é constituída de perguntas que estimulem a reflexão e a curiosidade sobre a realidade, transformando-se num alicerce para a aquisição de novos conhecimentos. Pode ser feita por meio de atividades individuais e/ou grupais, realizando debates registrados em relatórios individuais e/ou coletivos. Este é também o momento em que a(o) educadora(o) introduzirá novos conceitos e conhecimentos, aprofundando o estudo das temáticas em questão.
O estudo das temáticas deve ser compreendido também como um momento de aproximação dos diferentes conhecimentos acumulados pela humanidade.
Trata-se do confronto para o estabelecimento de comparações e superações, além da apropriação de novas interpretações do real. É importante atentar para
que não aconteça a desvalorização dos saberes identificados com a comunidade, pois desse estudo derivará uma visão de mundo mais elaborada. Neste momento já podem ser pensadas ações que articulem com o momento que se segue, através da formulação de perguntas a respeito do tema em estudo e sua relação com a sociedade e a vida da comunidade.
A Atividade Prática consiste na consolidação e ampliação do conteúdo, incluindo a pesquisa em acervos bibliográficos, documentais, oficiais, jornalísticos, buscando a relação com as ciências sociais, naturais e humanas, para que se possa levantar um conjunto de conhecimentos científicos e tecnológicos que possibilitem maior compreensão do objeto em estudo.
O objetivo dessa seção é oferecer à(ao) educadora(or) e ao(à) educando(a) o estímulo para explorar, analisar, expor, discutir, rever e ampliar suas idéias, compartilhando diferentes pontos de vista; contextualizar e problematizar sua vida, fazer previsões que superem as limitações detectadas no debate, possibilitando o desenvolvimento de novas aprendizagens.
Durante o estudo e o debate das temáticas, os diferentes saberes podem ser registrados constantemente para que se possa construir um memorial pedagógico.
O diálogo pode acontecer auxiliado por um processo de sistematização desses
diferentes saberes, levantando temáticas de pesquisa que poderão servir como
indicadores de análise e de investigação da sua realidade. Essa atividade pode ser feita por meio de análises, observações, reflexões e interações com outros docentes, discentes e com a comunidade.
O passo seguinte é realizar a Atividade de Aplicação e Compromisso Social. Essa atividade é fundamental para o desenvolvimento de ações políticas, didáticas e operativas voltadas para a realidade da educação do campo e para o processo de ensino-aprendizagem na escola multisseriada.
Tendo como base as atividades anteriores, a Atividade de Aplicação e Compromisso Social possibilita ao(à) educando(a) a aplicação do conhecimento adquirido, concretizada em uma situação real seja na escola, na família ou na comunidade. Ela tem por objetivo construir condições de mudanças pedagógicas, curriculares e metodológicas na escola do campo, instigar tanto o docente quanto o discente a reafirmar na prática escolar o conhecimento, aproximando-se ainda mais da realidade que se pretende mudar.
Nessa atividade, deve-se elaborar e concretizar projetos, espaços de aprendizagem, ações sociais e um conjunto de atividades que tratem das necessidades de educadoras(es), educandos(as), já problematizadas e dialogadas, valorizando o trabalho pedagógico e sua relação com os saberes e com os conhecimentos apropriados, reelaborados e assimilados anteriormente. Este é um importante momento de consolidação da aprendizagem.
Neste momento de concretização de propostas e ações pedagógicas da escola, a Atividade de Aplicação e Compromisso Social conclui o percurso de formação pedagógica do Programa Escola Ativa, conduzindo os(as) educandos(as) para uma nova jornada de estudos. Então, uma nova fase de estudos possibilita a introdução de um novo conteúdo.
Essa metodologia conduz a novas aprendizagens por meio do processo de análise, reelaboração, apropriação e ressignficação de novos conhecimentos, pois cada etapa do estudo leva a realização de um trabalho de síntese (investigação, diálogo e aplicação) do conhecimento anterior.
Assim, educadora(or), faça deste Programa um alicerce para as suas práticas educativas e atue no sentido de mudar a realidade educacional do campo, e a sua formação teórica e metodológica para atuar com as escolas do campo. Mas não esqueça que esse caderno pedagógico é apenas um dos instrumentos da sua formação, a qual deve ser acrescida de outros estudos e pesquisas.
Programa Escola Ativa

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